Exibir conteúdo completo, Clique Aqui!

09/06/2012 13:10

 

Informações sobre o autor:
F. José Paiva é professor formado em Ensino Médio, cursando Teologia e Filosofia, pela FATEFINA - Faculdade de Teologia e Filosofia Nacional. Por outras instituições concluiu vários cursos bíblicos. E tem visão holística a ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente e tem seu coração inclinado para missões. Trazer novos entendimentos, sobre as verdades do mundo de Deus, para as pessoas em todo mundo.
 
O que é a Teologia Sistemática?
A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam “Deus” e “palavra”. Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa “estudo de Deus”. A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas.
 
A Bíblia e estudo
 
A Bíblia, um livro que tem continuado vivo através dos séculos e indispensável o seu uso aos cristãos que querem levar uma vida plena diante de Deus. A Bíblia foi dividida em duas partes principais, “Antigo Testamento e Novo Testamento.” A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história.
 
A Bíblia é um livro antigo. Os livros antigos tinham a forma de rolos (Jr 36:2). A Bíblia foi originalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo. Ainda hoje, devido aos ritos tradicionais, os rolos sagrados das Escrituras hebraicas continuam em uso nas sinagogas judaicas. O nome Bíblia foi primeiramente aplicado às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no século IV. Como livro divino, a definição canônica da Bíblia é: a revelação de Deus à humanidade. O termo Bíblia tem origem no grego (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro"). E somente foi usado a partir do ano 200 d.C pelos cristãos, é um livro singular, inspirado por Deus, diversos Escribas, Sacerdotes, Reis, Profetas e Poetas (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21) a escreveram, em diferentes épocas: num período aproximado de 1.600 anos. Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, por pessoas que trabalhavam em coisas diferentes: pescadores, reis, pastores, um boiadeiro, um político, um médico, um cobrador de impostos, um sábio mestre judeu e mais. Todos eles escreveram sobre a mesma coisa, e sem qualquer contradição! Entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento). E que a escreveram em 3 continentes diferentes: Ásia, África e Europa... Ela foi escrita em muitos lugares diferentes: no deserto, na prisão, em viagens, ilhas... Totalizando um período de quase 1600 anos. Acredita-se que a Bíblia terminou de ser escrita aproximadamente por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João Evangelista - que escreveu o Apocalipse. Notadamente vê-se a mão de Deus na sua unidade. Estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, tais como: Hebraico, Aramaico e grego; até chegar a nós. 
Verificou-se através do Método Textual, que 99% dos textos mantêm-se fiel aos originais, é certamente uma obra divina, levando em consideração os milhares de anos entre a escrita e nossos dias. As partes mais antigas das Escrituras encontradas são um pergaminho de Isaías em hebraico do segundo século a.C, descoberto em 1947 nas cavernas do Mar Morto e um pequeno papiro contendo parte do Livro de João 18.31-33, 37, 38 datados do segundo século d.C.
 
     Formas básicas da leitura da Bíblia
 
Para aprender a manusear bem a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados, os capítulos são denominados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, sua função é de auxiliarmos na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico.
Pontuação gráfica de referência Bíblica
A Pontuação gráfica de referência Bíblica ou pontuação Bíblia, vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade. As principais pontuações bíblicas são as seguintes:
( . ) Ponto ou ( : ) Dois pontos:
Separam capítulo de versículo, exemplos: no livro de Mateus, capítulo 6 e versículo 33. Fica da seguinte forma (Mt 6.33 ou (Mt 6:33). 
( , ) Vírgula: 
Separa versículo de versículo, exemplos: no livro de Atos capítulo 2 e versículo 29 e 31. (At 2:29,31). Em alguns livros de conteúdo bíblico alguns escritores utilizam a vírgula para separar capítulo de versículo.
( ; ) Ponto-e-vírgula:
Separa livro(os) de livro(os) ou capítulo(os) seguido de capítulo(os),  livro separado de livros com o ponto e vírgula ( ; ).
Exe.: (Jo 5:27; Rm 2:16; 2 Tm 4:1).
Capítulo separado de capítulos com o ponto e vírgula ( ; ).
Exe.:  (Ap 9:17; 13:1; 21:2; 22:8).
( - ) Hífen:
Equivalente "até". Usado tanto para capítulo, como para versículo, hífen usado em capítulo, Exe: (Dn 7 - 12). 
Hífen usado para versículo, exe.: (Zc 3:1 - 10); (Jo 1:1 - 3).
( ( ) ) Parênteses:
Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo. Em outras citações, textos entre parênteses se referem aos textos da citação anterior aos parênteses, por uma certa semelhança entre eles. Exemplos: (Mt 10:5) e (Mc 6:7).
( -- ) Travessão:
Um traço maior que o hífen, adotado em citações extensas, que ultrapassam capítulos. Exemplos: (At 6:2—7:60). (Lê-se no livro de Atos do capítulo 6 versículo 2, até o capítulo 7 e versículo 60).
( s ) Letra “s” minúscula:
Indica a continuação de um capítulo, ou um versículo seguinte. Exemplo de capítulo: (Mt 2s). (Lê-se: o livro de Mateus capítulo 2 e o capítulo 3). Exemplo de versículo: (1 Co 13:3s). (Lê-se: o livro de Primeiro Coríntios, capítulo 13 e versículo 3 e 4). 
( ss ) Duas letras “ss” minúsculas:
Indica a continuação de dois ou mais capítulos, ou dois mais versículos seguintes. Exemplos de capítulos: (Mt 2ss). (Lê-se: o livro de Mateus capítulo 2 e o capítulo 3 e o 4). Exemplos de versículos: (Ap 1:12ss). (Lê-se: o livro de Apocalipse, capítulo 1 e versículo 12, o versículo 13 mais o 14 e o 15). 
( v ) ou ( vv ):  
É usado para abreviar a palavra 'versículos' (plural). Veja um ‘v’ para um versículo e dois ‘vv’ para dois ou mais versículos. O livro de Apocalipse capítulo 2 e versículo 2. Exemplo.: (v.2) e (vv.9 - 11). Lêem-se, versículos de 9 a 11. O hífen significa "até" e o ponto significa "e".
( a ) e ( b ) ou ainda um c: 
É usado para versículos: ‘a’ é usado para indicar a parte inicial de um versículo, exemplo: “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor...” (Mt 10:25a). E ‘b’ é usado para indicar a parte final de um versículo, exemplo: “... Mas não estou só, porque o Pai está comigo.” (Jo 16:32b). E, quando é a letra 'c', lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.
 ( cf. ): Indica “confira” veja como no exemplo: (cf. Lc 24).
Essas são as principais pontuações gráficas de referências bíblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bíblia.
 
     As abreviações dos livros da Bíblia
 
As abreviações dos livros da Bíblia ou abreviações bíblicas são compostas por duas ou três letras retiradas do próprio nome do livro, e têm como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bíblias possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores. 
 
Antigo Testamento.
 
Gn. – Gênesis                            
Êx. – Êxodo
Lv. – Levítico 
Nm. – Números 
Dt. – Deuteronômio 
Js. – Josué 
Jz. – Juíses 
Rt. – Rute 
1Sm. – 1 Samuel
2Sm. – 2 Samuel
1Rs. – 1 Reis
2Rs. – 2 Reis
1Cr. – 1 Crônicas
2Cr. – 2 Crônicas
Ed. – Esdras 
Ne. – Neemias 
Et. – Ester                             
Jó – Jô 
Sl. – Salmos 
Pv. – Provérbio
Ec. – Eclesiastes 
Ct. –Cântico dos Canticos
Is. – Isaías 
Jr. –Jeremias 
Lm. – Lamentações 
          de Jeremias
Ez. – Ezequiel 
Dn. – Daniel 
Os. – Oséias 
Jl. – Joel 
Am. – Amós 
Ob. – Obadias 
Jn. – Jonas 
Mq. – Miquéias
Na. – Naum 
Hc. – Habacuque
Sf. – Sofonias 
Ag. – Ageu 
Zc. – Zacarias 
Ml. – Malaquias 
 
Novo Testamento
 
Mt. – Mateus                                     
Mc. – Marcos 
Lc. – Lucas 
Jo. – João 
At. – Atos dos 
        Apóstolos
Rm. – Romanos 
1Co. – 1 Coríntios 
2Co. – 2 Coríntios 
Gl. – Gálatas 
Ef. – Efésios 
Fp. – Filipenses 
Cl. – Colossenses 
1Ts. – 1 Tessalonicenses 
2Ts. – 2 Tessalonicenses 
1Tm. – 1 Timóteo
2Tm. – 2 Timóteo
Tt. – Tito 
Fm. – Filemon 
Hb. – Hebreus 
Tg. – Tiago 
1Pe. – 1 Pedro 
2Pe. – 2 Pedro 
1Jo – 1 João 
2Jo – 2 João 
3Jo – 3 João 
Jd. – Judas 
Ap. – Apocalipse 
 
 
 Divisão da Bíblia em livros, capítulos e versículos
 
A Bíblia contém 24 livros para os judeus, 66 para os Protestantes, 73 para os católicos, e 78 para a maioria dos ortodoxos. Estes livros variam em tamanho, podendo ter de uma única página até dezenas, mas todos, até os mais curtos, são divididos em capítulos com cerca de uma página ou duas de extensão.
Cada capítulo está dividido em versículos, ou trechos de algumas linhas ou frases curtas. Os seguintes números são baseados na Nova Tradução na Linguagem de Hoje:
 
      Livros do Antigo Testamento são 39:  
 
05 - A Lei (Torá ou Pentateuco) 
•       Gênesis 
•       Êxodo
•       Levítico
•       Números
•       Deuteronômio
 
05 - Livros Poéticos 
•       Jó
•       Salmos
•       Provérbios
•       Eclesiastes
•       O Cântico dos Cânticos
 
12 - Livros Históricos 
•       Josué
•       Juízes
•       Rute
•       I Samuel
•       II Samuel
•       I Reis
•       II Reis
•       I Crônicas
•       II Crônicas
•       Esdras
•       Neemias
•       Ester
 
Profetas:
05. A – Maiores: 
•       Isaías
•       Jeremias
•       Lamentações
•       Ezequiel
•       Daniel
12. B – Menores:
•       Oséias
•       Joel
•       Amós
•       Obadias
•       Jonas
•       Miquéias
•       Naum
•       Habacuque
•       Sofonias
•       Ageu
•       Zacarias
•       Malaquias
 
         O Antigo Testamento contém:
929 capítulos.
23.146 versículos.
  
    Livros do Novo Testamento são 27: 
04 - Evangelhos
•       Mateus
•       Marcos
•       Lucas
•       João
 
01 - Livro Histórico
•       Atos dos Apóstolos
21 - Cartas (Epístolas )
•       Romanos
•       I Coríntios
•       II Coríntios
•       Gálatas
•       Efésios
•       Filipenses
•       Colossenses
•       I Tessalonicenses
•       II Tessalonicenses
•       I Timóteo
•       II Timóteo
•       Tito
•       Filemon
•       Hebreus
•       Tiago
•       I Pedro
•       II Pedro
•       I João
•       II João
•       III João
•       Judas
 
01 - Livro Profético
•       Apocalipse (Revelação)
 
O Novo Testamento contém:
 
27 livros.
260 capítulos.
7.957 versículos.
Totalizando os números de livros, a Bíblia toda contém 66 livros.
1.189 capítulos.
31.103 versículos.
Comparando com outras traduções, esses números podem ser um pouco diferentes. A Almeida Revista e Atualizada, por exemplo, tem 31.104 versículos (o final de 1Samuel 20.42 se torna o versículo 43) e a Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos (além de 1Samuel 20, o final de Juízes 5.31 se torna o versículo 32). A versão King James, por sua vez, tem 31.102 versículos, pois ajunta os versículos 14 e 15 de 3João. Os textos originais em hebraico e grego, por sua vez, trazem um total de 31.171 versículos (21.213 no Antigo Testamento e 7.958 no Novo Testamento). A maior diferença está no Livro de Salmos: vários deles trazem títulos que aparecem como o versículo 1 no texto hebraico e que, nas traduções, não são numerados.
Desde tempos antigos, o livro dos Salmos tem sido dividido em cinco grupos de livros. Muitas edições têm seguido essa tradição ao longo desses anos, cada um dos cinco grupos trás os seguintes títulos: LIVRO I (Sl 1--41); LIVRO II (Sl 42--72); LIVRO III (Sl 73--89); LIVRO IV (Sl 90--106); LIVRO V (Sl 107--150).    
Encontra-se nas livrarias com facilidade as seguintes versões em português:
Revista Corrigida;
Revista Atualizada;
Contemporânea;
Nova Tradução na Linguagem de Hoje;
Viva;
Jerusalém;
NVI - Nova Versão Internacional.
 
 
No decorrer dos séculos a Bíblia (Palavra de Deus) foi escrita em diversos materiais. Portanto, literalmente, a palavra bíblia quer dizer - coleção de livros. O segundo domingo de Dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Bíblia, aprovado pelo Congresso.
 
 
   Os principais materiais que a Bíblia foi escrita: 
 
Pedra
Inscrições encontradas no Egito e Babilônia datados de 850 a.C
Argila e Cerâmica
Milhares de tabletes encontrados na Ásia e Babilônia.
Madeira
Usada por muitos séculos pelos gregos.
Couro
O AT possivelmente foi escrito em couro. Os rolos tinham entre 26 a 70 cm de altura.
Papiro
O NT provavelmente foi escrito sobre este material, feito de fibras vegetais prensadas.
Velino ou Pergaminho
Velino era preparado originalmente com a pele de bezerro ou antílope, enquanto o pergaminho era de pele de ovelhas e cabras. Quase todos os manuscritos conhecidos são em velino, largamente usados a centenas de anos antes de Cristo.
 
Forma amplamente utilizada hoje
Papel
CD - Áudio
CD - Room
Para computadores, é a forma mais recente.
On - line
Via internet.
Inegavelmente o Senhor Deus queria que sua Palavra se perpetuasse pelos séculos e providenciou meio para isto acontecesse. É um fato que evidencia a sua credibilidade como Livro inspirado pelo Espírito Santo.
Mas conhecer dados históricos não o aproxima do Senhor e tão pouco abre seus ouvidos para a voz do Espírito que revela a Palavra. Isto apenas enriquece-nos intelectualmente e é indispensável. O que realmente precisamos é estarmos aptos para ouvir o Espírito que flui através das páginas do Livro Sagrado e isto só acontece quando nos colocamos em santidade e abertos para o santo mover.
 
  Outros nomes dados a Bíblia Sagrada. 
 
Nomes Internos:
1.  Escritura - título derivado do latim - significa: os escritos (Mt 21.42)
2.  A Palavra de Deus (Mc 7.13; Hb 4.12) 
3.  Livro do Senhor (Is 34.16)
4.  As Sagradas Letras (II Tm 3.15)
5.  A Lei (Mt 12.5)
6.  As Palavras de Vida (At 7.38) 
Nomes Figurativos:
1.  Luz (Sl 119.115)
2.  Espelho (Tg 1.23)
3.  Água (Ef 5.26)
4.  Ouro Fino (Sl 19.10)
5.  Fogo (Jr 23.29)
6.  Martelo (Jr 23.29)
7.  Espada (Ef 6.17)
 
 
            O Tema Central da Bíblia.
 
Jesus é o tema central da Bíblia - Lucas 24.44 e João 5.39.
Gênesis: Jesus é o descendente da mulher - 3.15
Êxodo: é o cordeiro Pascoal - 12.5-13
Levítico: é o sacrifício expiatório - 4.14,21
Números: é a Rocha ferida - 20.7-13
Deuteronômio: é o Profeta - 18.15
Josué: é o Príncipe dos Exércitos do Senhor - 5.14
Juízes: é o Libertador - 3.9
Rute: é o parente divino - 3.12
Reis e Crônicas: é o Rei prometido - I Reis 4.34
Ester: é a providência divina - 4.14
Jó: é o nosso Redentor - 19.25
Salmos: é o nosso socorro e alegria - 46.1
Provérbios: é a sabedoria de Deus - 8.22-36
Cantares: é o nosso amado - 2.8
Eclesiastes: é o pregador perfeito - 12.10
Profetas: é o Messias prometido - Mt. 2.6
Evangelhos: é o Salvador do mundo - João 3
Atos: é o Cristo Ressurgido - 2.24
Epístolas: é a cabeça da Igreja - Efésios 4.14
Apocalipse: é o Alfa e o Ômega - 22.13
Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.
Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.
Qual é o menor versículo da Bíblia?
Isso varia conforme a versão. Conforme a Almeida Revista e Corrigida, é Êx 20.13: “Não matarás”. Na Revista e Atualizada, porém, Jó 3.2 tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”.
Qual é o maior versículo da Bíblia?
O maior é Ester 8.9.
Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.
Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X, primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.
Qual(is) a(s) primeira(s) Bíblia(s) completa(s) publicada(s) com a divisão de capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.
A palavra “Bíblia” aparece na Bíblia?
“Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Bíblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”.
Qual era a fruta que Adão e Eva comeram?
A Bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva. Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra malum significa tanto “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição.
Há algum livro da Bíblia em que a palavra “Deus” não aparece?
A palavra “Deus” aparece em todos os livros da Bíblia, exceto em Ester e Cântico dos Cânticos. Esse fato levou muitos judeus e cristãos a argumentarem que Ester e Cântico dos Cânticos não faziam parte da Bíblia. Outros argumentaram que Deus está presente também nesses livros. Eles viram o Cântico dos Cânticos como um símbolo poético do amor de Deus pelo seu povo. E, em Ester, eles viram Deus agindo nos bastidores, criando uma série de impressionantes “coincidências” que livraram os judeus de um holocausto na Pérsia.
Quais os documentos mais antigos que trazem trechos bíblicos? 
O documento mais antigo que traz um trecho da Bíblia é um fragmento dos Rolos do mar Morto, encontrado próximo da costa do mar Morto em Israel. Escrita em torno de 225 a.C., a passagem é de um dos livros de Samuel que faz parte do Antigo Testamento. O texto mais antigo do Novo Testamento existente é um pedaço do Evangelho de João. Escrito em torno de 125 d.C., talvez apenas 30 anos depois da composição do Evangelho, o fragmento contém partes de João 18.31-33, incluindo a pergunta de Pilatos a Jesus: “Você é o rei dos judeus?”.
Em que ano nasceu Jesus?
Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C.
Qual é o livro mais traduzido?
A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história. O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de ação a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas.
 
Conclusão
Para ler a Bíblia com um melhor entendimento e aproveitamento da leitura Bíblica, é recomendável estudar um dos livros sagrados do começo ao fim.
1) Primeira leitura livre do livro escolhidos;
2) Segunda leitura, fazendo anotações próprias;
3) Terceira leitura, consultando comentários de outras pessoas.
O Cristão que deseja crescer na fé e se aproximar de Deus deve se alimentar diariamente de Sua Palavra. 
Ela é um ingrediente imprescindível que não pode faltar na vida de nenhum crente.
 

 

Instrutor bíblico: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Francisco J. Paiva

 

© 2012 Todos os direitos reservados:

Proibida a reprodução total ou parcial desse material. Qualquer cópia, utilização,

imitação ou plágio de suas questões, sem a devida autorização por escrito do autor,

será considerado contravenção penal, passiva de execução judicial.

E-Mail: paivateologiaeestudo@gmail.com  ou  paiva.francisco2006@ig.com.br

 

 

Instrutor bíblico: F. J. Paiva